segunda-feira, 30 de março de 2009

Ditadura ou “Ditabranda”

Durante 1964 a 1985 o Brasil estava sobre o comando dos Militares, pois eles estavam governando o Brasil. Esse período ficou conhecido por causa da censura, falta de democracia e perseguição política. Muitas pessoas foram perseguidas, assassinadas e torturadas como, por exemplo, o grande jornalista Vladimir Herzog, ele foi espancado até morrer, foi violentado e sua morte ficou sendo conhecida no Brasil.

No dia 17 de fevereiro o Jornal Folha de São Paulo publicou em seu editorial o termo “Ditabranda” em relação à Ditadura Militar no Brasil aos outros países, porém, muitas pessoas não gostaram desse termo utilizado. A partir desse termo utilizado, os blogueiros de São Paulo e de outras localidades foram até a sede do jornal para manifestar, no dia 7 de março.

Foi uma manifestação organizada a partir da internet. Os manifestantes estavam blogando diretamente do local, foi usada uma rede wi-fi com infra - estrutura com base no linux e software livre. Levaram cartazes e a charge ironizando o editorial da Folha de S. Paulo que ficou conhecido de Carlos Latuff.






Em 1989 foi criado pelo Grupo Tortura Nunca Mais - RJ, a Medalha Chico Mendes de Resistência para homenagear as pessoas e entidades que lutam pelos Direitos Humanos. Em abril vai ter a entrega da Medalha Chico Mendes de Resistência e o Carlos Latuff vai ser premiado por causa de sua charge.

Vários leitores se manifestaram na carta do leitor, porém, só algumas foram publicadas e respondidas, mas O Jornal da Folha de São Paulo pediu desculpas e até cobriu a manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário