segunda-feira, 30 de março de 2009

A grande incidência de câncer de mama no Brasil

O que é câncer de mama e seus tratamentos

O câncer de mama representa hoje a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. Estimativas do Inca indicam que somente no ano de 2.003 ocorreram 9.335 óbitos pela doença e o surgimento de 41.610 novos casos. O desafio do Ministério da Saúde é mudar esse quadro.
Os médicos não têm certeza o que causa o câncer de mama. A maior probabilidade do desenvolvimento desse tipo de câncer, por exemplo, é a idade acima de 40 anos, a primeira gravidez e menopausa tardias e antecedentes familiares de primeiro grau (mãe, filha, irmã) de câncer de mama. Mas nem todas as mulheres que já desenvolveram o câncer de mama têm registros na família, porém, aquelas que a irmã, mãe já tiveram a doença devem ficar atentas. De 40 á 50 anos, á freqüência da mamografia deve ser determinada pelo médico de acordo com o estado do paciente.
O método para detectar o câncer de mama é o exame mamográfico, embora não seja muito eficiente, por que pode causar uma suspeita que às vezes não corresponde ao câncer, se não conseguir detectar pode ser feito o ultra-som de mama. O auto-exame também pode ser um procedimento (para detectar), mas não é um diagnóstico, é uma conscientização do problema para poder esclarecer com o mastologista (é a especialização médica que estuda as doenças que podem ocorrer nas mamas). Embora em vários casos já foram detectados apenas com a mamografia como explica o Dr.Karcnick “ Alguns câncers de mama são detectados apenas com a mamografia”.
Os sintomas de detecção são: nódulos nas áreas das mamas ou nas axilas, mudanças no tamanho e formato das mamas e modificações do aspecto da pele, mas embora esses sintomas sejam considerados de alerta, eles não são necessariamente indicadores da existência do câncer.
Para cada estágio do tumor (câncer de mama) tem um tratamento específico. A quimioterapia é um dos tratamentos dos tumores por meio de medicamentos e esse tipo de medicamentos pode ser utilizados via oral (comprimidos) ou através de medicações injetadas na veia e o tratamento varia conforme com o grau da doença e a reação do paciente na quimioterapia. A radioterapia também é um dos tratamentos que pode ser utilizado de várias maneiras: antes da cirurgia, para melhorar as condições cirúrgicas e depois da cirurgia, para o complemento do tratamento local, e a duração desse tratamento varia de acordo com a situação de cada paciente.
Infelizmente não há como prevenir o câncer de mama. O que pode fazer é o diagnóstico precoce da doença, que possibilita as chances de cura que pode chegar até 100% dos casos caso seja detectado no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário