segunda-feira, 9 de março de 2009

O futuro do jornal impresso

O jornal impresso, não tem uma data certa de quando foi criado, pois há controversas, mas no Brasil chegou no ano 1808 com dois jornais: o Correio Braziliense que era editado e impresso em Londres e a Gazeta do Rio de Janeiro editado e impresso no Rio de Janeiro.
Como o mundo sempre sofre mudanças, não teve como não acontecer às mudanças no jornalismo.
Com o avanço da tecnologia surgiram as novas mídias, por exemplo: blogs, internet, webjornalismo entre outros.
Com a internet, a sociedade tem acesso mais rápido as informações, que são de imediato, porém, às vezes não é tão confiável quanto a um jornal impresso. Com o surgimento dessas novas mídias muitos dizem que o jornal impresso vai sair de circulação, mas segundo a uma pesquisa realizada pelo jornal New York Times, o jornal esta com mais leitores até mesmo os jovens.
Ao entrevistar o jornaleiro José Fernandes (dono de uma banca de jornal), perguntei para ele se havia caído as vendas dos exemplares, “Sim caiu as vendas dos exemplares, porém, pelo que foi informado pelas empresas jornalísticas os jornais já estão indo direto as pessoas, tem mais assinantes do que antes acho que por isso que caiu as vendas e não por causa da internet” , segundo José Fernandes. Citando como exemplo o meu pai que não é idoso ele não acessa a internet para ver ou ler o jornal on-line e sim compra o seu exemplar todos os dias.
Algumas pessoas que leem ao jornal impresso não se adaptam a essa tecnologia avançada e também por acreditarem na credibilidade do veículo de comunicação eles optam pelo jornal, ajudando assim a mante - los.
As novas mídias não vão acabar com as outras, como por exemplo, quando surgiu a TV, o rádio não acabou, e assim vai acontecer com a internet, que veio mostrando o avanço tecnológico não veio para substituir o jornal impresso.

Um comentário:

  1. Gostei do texto Aline
    Concordo que a internet está longe de substituir o jornal impresso, mesmo com a rapidez das notícias, prefiro ler o assunto dada a profundidade que é veiculado nos jornais impressos.

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